quarta-feira, 16 de maio de 2018

Dia das Mães

Minha mãe foi uma mulher muito especial.("Todas as mães são", disse hoje meu ex-marido, ao me cumprimentar, "cada uma a seu modo".)
Minha mãe, nascida em 1925, trazia em si o embrião da revolução feminista que iria mudar o mundo. Contudo, mineira, nascida em família muito católica, manteve-se sempre dentro de um padrão que pode ser considerado conservador. Foi pedagoga e trabalhou em educação pública por mais de quarenta anos. Era muito culta, financeiramente independente e cercou-nos de livros e amor às artes. Família grande, cinco filhos, ótima cozinheira e casa aberta a todos -parentes, amigos, amigos dos filhos - enquanto viveu. Era considerada pelas contemporâneas uma mulher diferente, que priorizava a carreira em detrimento do papel de dona de casa. Sua relação com meu pai era maravilhosa e ele a admirava enormemente. Ela sempre gostou de escrever e exercitava esse prazer em acrósticos que floriam nas manhãs como flores nos vasos que não haviam na minha casa. Hoje achei seus versinhos em uma coletânea reunida por minha prima. Gostei muito mais do que gostava antes. Vou compartilhar alguns aqui, em uma pequena homenagem. (Beatriz)

Para o Carlos

Hoje meu filho querido
A conversa é com você
Que espera encontrar métrica
Nos meus versos que você lê.
Se me preocupasse com a métrica
Como quer meu jornalista
Nunca passaria da crista
O que trago no coração.
O que escrevo não tem métrica
E muito menos rima certa
Por isso não é poesia
Não passa de fantasia
Desde criança que escrevo
Bobagens que vêm num assalto
Mas nunca também me atrevo
A dizer que são versos de fato.
(maio de 92)


Dia das mães
Minhas queridas filhinhas
Hoje é o nosso dia
Um dia que foi só meu
Hoje também é dia seu
A querida mamãe Beatriz
Muito me tem feito feliz
Agradeço Luana e Lorena queridas
Que tanto alegram nossas vidas.
A querida e boa Inez
Também teve sua vez
Nos trouxe Lucas com amor
Agradeço com grande fervor.
Agradeço à querida Ritinha
Pela minha netinha Laís
Tão doce, alegre, lindinha
Que me tornou mais feliz.
Noras também são filhas.
A Mafá, Valéria, Vanessa, quero agradecer,
Por Flora, Marina, Sofia, Davi e Alice
Que iluminam nosso viver.
(Maio de 2003)"

Nenhum comentário: